IFPA e PARFOR
Curso: Licenciatura Plena em Informática
Competência Curricular: Matemática para Computação
Assunto: Relação Inversa
Professor: Robson Alves
Alunos: Genésio Macambira
Jânio Figueiredo
Maria Zenilce Silva
Neucilene Costa
Curso: Licenciatura Plena em Informática
Competência Curricular: Matemática para Computação
Assunto: Relação Inversa
Professor: Robson Alves
Alunos: Genésio Macambira
Jânio Figueiredo
Maria Zenilce Silva
Neucilene Costa
Equipe 03
Relação
Inversa
Propriedade
das Relações
Fecho de Uma Relação
e
Semelhança
das Propriedades das Relações com a Informática
A relação entre dois conjuntos é representada pela letra
R e dá-se com a associação entre os elementos ou
variáveis de um conjunto A e conjunto B.
Explicitando
Conjuntos
Dados os conjuntos A={a,b,c} e B={1,2,3,4}, podemos
construir a relação R em A×B que está apresentada no gráfico.
Qual resposta mostra a relação R de
forma explicita?
a.R={(a,1),(b,3),(c,4),(a,3)}
b.R={(1,a),(4,a),(3,b),(c,2)}
c. R={(a,1),(b,3),(c,2)}
d. R={(a,1),(a,4),(b,3),(c,2)}
A relação
inversa é quando invertemos as coordenadas de todos os pares ordenados
de uma relação R.
R-1={(a,1),(a,4),(b,3),(c,2)}
R-1={(1,a),(4,a),(3,b),(2,c)}
R-1={(4,a),(2,c),(3,b)}
R-1={(1,a),(2,c)}
Estabelecendo
a relação R entre a Matemática e a Informática
No
exemplo acima, temos o estabilizador cuja função é ligar
e desligar os equipamentos conectados a ele. Na
primeira ilustração, o botão está em 1, o que
corresponde ao binário ligado, já na segunda
ilustração, o botão está em 0, o que corresponde
ao binário desligado. A relação
entre as duas ilustrações dá-se de forma inversa.
Propriedades das
relações
R é dita reflexiva se aRa para todo a ∈ A, isto é, se (a,a) ∈ R para todo a ∈ A.
Ou seja, se todos os elementos se
relacionam com si próprios.
Considere a serviço de exemplo as
seguintes relações em um conjunto A = { 1, 2, 3, 4}
R1 = {(1,1), (2,2), (3,3), (4,4)};
R2 = A×A, a relação
universal.
Dos exemplos citados, como A contém os quatro elementos, 1, 2, 3 e 4, uma relação R
em A é reflexiva
se contém os quatro pares (1,1), (2,2), (3,3), (4,4)
Uma relação é irreflexiva ou Anti-reflexiva se nenhum
elemento se relaciona com si próprio.
Ex: R3 = {(1,4), (2,1), (3,2), (4,3)};
Estabelecendo
a relação R entre a Matemática e a Informática
Na ilustração acima, temos o cabo
de redes no qual as conexões em cores estabelecem otimização no envio e
recebimento de bits na net. Cada cor corresponde a cor a ser conectada a entrada do equipamento, logo se trata do tipo de relação
de propriedade reflexiva em que aRa, bRb, cRc, dRd, eRe, fRf, gRg e hRh.
Uma relação R
em um conjunto A é dita simétrica se (a,a) ∈ R toda vez que (a,a) ∈ R.
Ex R4 = {(1,2), (2,1), (1,3), (3,1), (1,4), (4,1)};
Uma relação anti-simétrica é tal que se aRb e bRa então a=b. Assimétrica é uma relação em que aRb implica que não bRa. Uma relação anti-simétrica
em A={a,b,c}, é:
R = {(a,a),(b,b),(a,b),(a,c) }
Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática
Na fotografia, a captura do evento dá-se
de forma invertida, isto é simétrica, e somente
com o processo da revelação a imagem é corrigida em posição normal. Igualmente
em nosso cérebro, quando captamos os eventos diários. Nossos olhos captam a
imagem que é refletida de forma simétrica no fundo dos olhos. O registro é enviado ao
cérebro via sinapses e o mesmo corrige a posição da imagem. No processo
digital, a quantidade de pixels é condensada e corrigida para determinar
contrastes, nitidez e matiz.
A transitividade de uma relação binária vale quando aRb e
bRc
implicam que aRc.
Uma relação transitiva em A={a,b,c}, é:
R = {(a,a),(a,c),(c,b),(a,b)}
Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática
Na ilustração, temos o mapeamento de
rotas como exemplo de propriedade transitiva. As
rotas estabelecem conexões entre si formando uma ponte que envia e recebe bits.
Relação de
equivalência
Uma relação R
sobre um conjunto A não vazio é chamada relação
de equivalência sobre A se, e somente se, R é reflexiva, simétrica e transitiva.
Ex: Se A={a,b,c} então a
relação R em AxA, definida abaixo, é de equivalência:
R = {(a,a),(b,b),(c,c),(a,c),(c,a) }
Na ilustração, temos a
junção de todas as ações acontecendo simultaneamente, logo há semelhança com a propriedade de equivalência, na qual os elementos do
conjunto relacionam-se de forma reflexiva, simétrica e transitiva
ao mesmo tempo.
Fecho de Uma Relação
Ps: A
Equipe agradece a Todos os discentes do PARFOR e, em especial, ao Prof.
Robson Alves pela comutação entre a Matemática e a Informática.
"Parabéns
a Todos e ao Prof. Robson Alves por nos sentenciar a descoberta facilitadora
na compreensão das Relações, Tipos e Fechos entre as Competências em
voga!!!"
O grupo conseguiu apresentar o trabalho com muita clareza. Foi muito importante fazer a relação entre o assunto e a computação; esse foi um dos pontos fortes que me fez entender o assunto apresentado.
ResponderExcluirCorina
ANGÉLICA
ResponderExcluirA equipe está de parabéns, pois demonstraram bastante criatividade na explicação da relação inversa. Um outro ponto importante foi fazer semelhança das propriedades das relações com a informática.
Gostei do trabalho. Realmente a conexão entre conceitos matemáticos e a informática ficou interessante.
ResponderExcluirParabéns.
Este trabalho ficou muito bacana, pois além de nos apresentar a teória sobre as relações, ele nos mostrou na prática como isto funciona, por exemplo nas máquinas fotográficas, nos estabilizadores, nos cabos de par trançados, assim ficou muito fácil a compreensão de dos conceitos explicados pela equipe.
ResponderExcluirA equipe está de parabéns pois fez a associação do conteúdo com a informática, o que tornou a explanação mais fácil de ser entendida mostrando-nos também a aplicabilidade do assunto matemático com a nossa realidade.
ResponderExcluirO trabalho da equipe foi muito bom, pois araves dele conseguimos visualizar os conceitos, saiu um pouco da teoria e passou a mostrar onde ela é aplicada no cotidiano
ResponderExcluirA equipe mostrou com clareza o conteúdo o que contribuiu pra que pudessemos entende-lo, principalmente na ligação da teoria com a prática.
ResponderExcluirO trabalho da equipe foi excelente pois conseguiram mostrar em que se aplica este conteúdo no nosso cotidiano.
ResponderExcluirMARILDA.
ResponderExcluirDE TODAS AS EQUIPES ESTA FOI MAIS CRIATIVA, POIS SOUBE PESQUISAR E MOSTRAR COM FIGURAS DO USO DE NOSSO DIA-DIA AS POSSIBILIDADES DE USO A QUESTÃO DAS RELAÇÕES.
Relação Inversa
ResponderExcluirPropriedade das Relações
Fecho de Uma Relação, que assunto em colegas. Porém, vcs foram excelentes em suas explicações aprendi muito cm vcs Parabéns...
Através de nossa união e interesse em aprender, consegui acompanhar o raciocínio de vcs colegas, obrigado pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre este assunto.
ResponderExcluirpaulo rogerio melo e silva
ResponderExcluirO TRABALHO ESTAVA ÓTIMO BEM APRESENTADO COM FIGURAS BEM FEITAS AS EXPLICAÇÕES FORAM BEM FEITAS E COM MUITA CLAREZA
EUSIANE MARIA NUNES SOUZA
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO TRABALHO, FOI MUITO BEM EXPLICADO E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO FACILITOU O APRENDIZADO.
A equipe soube relacionar o conteúdo explicado com o atividades comuns do nosso cotidiano facilitando a compreensão, saindo da teoria e chegando na prática.
ResponderExcluirObrigado, salvaram meu semestre! XD
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