Postagens populares

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Relação Inversa, Propriedade das Relações, Fecho de Uma Relação e Semelhança das Propriedades das Relações com a Informática


IFPA e PARFOR
Curso: Licenciatura Plena em Informática
Competência Curricular:  Matemática para Computação
Assunto: Relação Inversa
Professor:  Robson Alves
Alunos: Genésio Macambira
Jânio Figueiredo
Maria Zenilce Silva
Neucilene Costa

Equipe 03
Relação Inversa
Propriedade das Relações
 Fecho de Uma Relação
e
Semelhança das Propriedades das Relações com a Informática

A relação entre dois conjuntos é representada pela letra R e dá-se com a associação entre os elementos ou variáveis de um conjunto A e conjunto B.


Explicitando Conjuntos

        Dados os conjuntos A={a,b,c} e B={1,2,3,4}, podemos construir a relação R em A×B que está apresentada no gráfico.
Qual resposta mostra a relação R de forma explicita?
a.R={(a,1),(b,3),(c,4),(a,3)}
b.R={(1,a),(4,a),(3,b),(c,2)}
                                                                                                             c. R={(a,1),(b,3),(c,2)}
d. R={(a,1),(a,4),(b,3),(c,2)}

A relação inversa é quando invertemos as coordenadas de todos os pares ordenados de uma relação R.

        Com a mesma relação R do exercício anterior, qual das alternativas é a relação inversa R-1?


R-1={(a,1),(a,4),(b,3),(c,2)}
R-1={(1,a),(4,a),(3,b),(2,c)}
R-1={(4,a),(2,c),(3,b)}
R-1={(1,a),(2,c)} 

Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática


 

             No exemplo acima, temos o estabilizador cuja função é ligar e desligar os equipamentos conectados a ele. Na primeira ilustração, o botão está em 1, o que corresponde ao binário ligado, já na segunda ilustração, o botão está em 0, o que corresponde ao binário desligado. A relação entre as duas ilustrações dá-se de forma inversa.

Propriedades das relações

R é dita reflexiva se aRa para todo a A, isto é, se (a,a) R para todo a A. Ou seja, se todos os elementos se relacionam com si próprios.
Considere a serviço de exemplo as seguintes relações em um conjunto A = { 1, 2, 3, 4}
R1 = {(1,1), (2,2), (3,3), (4,4)};
R2 = A×A, a relação universal.
Dos exemplos citados, como A contém os quatro elementos, 1, 2, 3 e 4, uma relação R em A é reflexiva se contém os quatro pares (1,1), (2,2), (3,3), (4,4)
Uma relação é irreflexiva ou Anti-reflexiva se nenhum elemento se relaciona com si próprio.
Ex: R3 = {(1,4), (2,1), (3,2), (4,3)};
           
Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática


           Na ilustração acima, temos o cabo de redes no qual as conexões em cores estabelecem otimização no envio e recebimento de bits na net. Cada cor corresponde a cor a ser conectada a entrada do equipamento, logo se trata do tipo de relação de propriedade reflexiva em que aRa, bRb, cRc, dRd, eRe, fRf, gRg e hRh.
 Uma relação R em um conjunto A é dita simétrica se (a,a) R toda vez que (a,a) R.
Ex  R4 = {(1,2), (2,1), (1,3), (3,1), (1,4), (4,1)};

Uma relação anti-simétrica é tal que se aRb e bRa então a=b. Assimétrica é uma relação em que aRb implica que não bRa. Uma relação anti-simétrica em A={a,b,c}, é:
R = {(a,a),(b,b),(a,b),(a,c) }

Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática



          Na fotografia, a captura do evento dá-se de forma invertida, isto é simétrica, e somente com o processo da revelação a imagem é corrigida em posição normal. Igualmente em nosso cérebro, quando captamos os eventos diários. Nossos olhos captam a imagem que é refletida de forma simétrica no fundo dos olhos. O registro é enviado ao cérebro via sinapses e o mesmo corrige a posição da imagem. No processo digital, a quantidade de pixels é condensada e corrigida para determinar contrastes, nitidez e matiz. 

A transitividade de uma relação binária vale quando aRb e bRc implicam que aRc. Uma relação transitiva em A={a,b,c}, é:
R = {(a,a),(a,c),(c,b),(a,b)}

Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática


            Na ilustração, temos o mapeamento de rotas como exemplo de propriedade transitiva. As rotas estabelecem conexões entre si formando uma ponte que envia e recebe bits.


Relação de equivalência

Uma relação R sobre um conjunto A não vazio é chamada relação de equivalência sobre A se, e somente se, R é reflexiva, simétrica e transitiva.
Ex: Se A={a,b,c} então a relação R em AxA, definida abaixo, é de equivalência:
R = {(a,a),(b,b),(c,c),(a,c),(c,a) }

Estabelecendo a relação R entre a Matemática e a Informática

            Na ilustração, temos a junção de todas as ações acontecendo simultaneamente, logo há semelhança com a propriedade de equivalência, na qual os elementos do conjunto relacionam-se de forma reflexiva, simétrica e transitiva ao mesmo tempo.

Fecho de Uma Relação


Ps: A Equipe agradece a Todos os discentes do PARFOR e, em especial, ao Prof. Robson Alves pela comutação entre a Matemática e a Informática.

       "Parabéns a Todos e ao Prof. Robson Alves por nos sentenciar a descoberta facilitadora na compreensão das Relações, Tipos e Fechos entre as Competências em voga!!!"

15 comentários:

  1. O grupo conseguiu apresentar o trabalho com muita clareza. Foi muito importante fazer a relação entre o assunto e a computação; esse foi um dos pontos fortes que me fez entender o assunto apresentado.
    Corina

    ResponderExcluir
  2. ANGÉLICA

    A equipe está de parabéns, pois demonstraram bastante criatividade na explicação da relação inversa. Um outro ponto importante foi fazer semelhança das propriedades das relações com a informática.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do trabalho. Realmente a conexão entre conceitos matemáticos e a informática ficou interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Este trabalho ficou muito bacana, pois além de nos apresentar a teória sobre as relações, ele nos mostrou na prática como isto funciona, por exemplo nas máquinas fotográficas, nos estabilizadores, nos cabos de par trançados, assim ficou muito fácil a compreensão de dos conceitos explicados pela equipe.

    ResponderExcluir
  5. A equipe está de parabéns pois fez a associação do conteúdo com a informática, o que tornou a explanação mais fácil de ser entendida mostrando-nos também a aplicabilidade do assunto matemático com a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  6. O trabalho da equipe foi muito bom, pois araves dele conseguimos visualizar os conceitos, saiu um pouco da teoria e passou a mostrar onde ela é aplicada no cotidiano

    ResponderExcluir
  7. A equipe mostrou com clareza o conteúdo o que contribuiu pra que pudessemos entende-lo, principalmente na ligação da teoria com a prática.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho da equipe foi excelente pois conseguiram mostrar em que se aplica este conteúdo no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  9. MARILDA.
    DE TODAS AS EQUIPES ESTA FOI MAIS CRIATIVA, POIS SOUBE PESQUISAR E MOSTRAR COM FIGURAS DO USO DE NOSSO DIA-DIA AS POSSIBILIDADES DE USO A QUESTÃO DAS RELAÇÕES.

    ResponderExcluir
  10. Relação Inversa
    Propriedade das Relações
    Fecho de Uma Relação, que assunto em colegas. Porém, vcs foram excelentes em suas explicações aprendi muito cm vcs Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. Através de nossa união e interesse em aprender, consegui acompanhar o raciocínio de vcs colegas, obrigado pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  12. paulo rogerio melo e silva

    O TRABALHO ESTAVA ÓTIMO BEM APRESENTADO COM FIGURAS BEM FEITAS AS EXPLICAÇÕES FORAM BEM FEITAS E COM MUITA CLAREZA

    ResponderExcluir
  13. EUSIANE MARIA NUNES SOUZA

    GOSTEI MUITO DO TRABALHO, FOI MUITO BEM EXPLICADO E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO FACILITOU O APRENDIZADO.

    ResponderExcluir
  14. A equipe soube relacionar o conteúdo explicado com o atividades comuns do nosso cotidiano facilitando a compreensão, saindo da teoria e chegando na prática.

    ResponderExcluir

Poste aqui seu trabalho