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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

TEORIA DOS GRAFOS



                                                                                                                                      
INSTITUTO FEDERAL, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-IFPA  CAMPUS SANTARÉM
            LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA – PARFOR
MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO
PROFESSOR: FRANCISCO ROBSON ALVES

Teoria dos Grafos
Equipe: 07
Adriana Christina Macêdo da Silva, Lindalva da Silva Ferreira, Maria Silvana Ferreira Chaves, Raimunda Cristiane Lira da Silva
Como Surgiu a Teoria dos Grafos?
A teoria dos Grafos surgiu com os trabalhos de L. Euler, G. Kirchhoff e A. Cayley.
¬ Esta teoria tem sido utilizada largamente em diferentes áreas da biologia, química e na matemática aplicada.
¬ O problema das pontes de Königsberg é o primeiro e mais famoso problema em teoria dos grafos resolvido por Euler em 1736.
O problema consiste em determinar se é possível ou não fazer um passeio pela cidade começando e terminando no mesmo lugar, cruzando cada ponte exatamente uma única vez.
1736: Euler foi o primeiro a representar esse problema usando grafos depois desta época pouca coisa foi investigada em teoria dos grafos por quase um século.
• O interesse ressurgiu na década de 20 com os estudos de D. Konig que se transformaram em um livro, publicado em 1936.
O que é um grafo?
“Um grafo é um conjunto de pontos, chamados vértices, conectados por linhas, chamadas de arestas”
Formação dos Grafos
• Os grafos são formados por:
– Vértices - conjunto V;
– Arestas – conjunto A;
• Formalmente descrito como:
G=(V,A)

Grafo Direcionado ou Dígrafos
     Um dígrafo (= um grafo direcionado) consiste em dois conjuntos: um conjunto vértices e outro de arcos. Cada arco é um par ordenado de vértices. O primeiro vértice é o início e o segundo é o fim do arco.
     Um arco com início em v e final em w será denotado por v-w (isto não é uma subtração). Existir um arco que liga o vértice v ao vértice w não significa que existe um arco que liga o vértice w ao vértice v.
     Se v-w existe então dizemos que w é vizinho (ou adjacente) de v.
Um dígrafo é simétrico se cada um de seus arcos é anti-paralelo* a algum outro arco.
*arcos anti-paralelos: Para um arco v-w temos também um arco w-v, estes dois arcos são anti-paralelos.
Grau de entrada e de saída
O grau de saída de um vértice v em um dígrafo é o número de arcos que começam em v. O grau de entrada de um vértice v em um dígrafo é o número de arcos que terminam em v.
Uma fonte é um vértice que tem grau de entrada nulo (= 0) e um sorvedouro é um vértice que tem grau de saída nulo (= 0).
Um vértice é isolado se seu grau de entrada e seu grau de saída são ambos nulos.
Grau de entrada e de saída
O grau de saída de um vértice v em um dígrafo é o número de arcos que começam em v. O grau de entrada de um vértice v em um dígrafo é o número de arcos que terminam em v.
Uma fonte é um vértice que tem grau de entrada nulo (= 0) e um sorvedouro é um vértice que tem grau de saída nulo (= 0).

Um vértice é isolado se seu grau de entrada e seu grau de saída são ambos nulos.
Grafos valorados (Redes Networks)
Em grafos valorados, a cada arco (ou nó) de G é associado um valor numérico, ou peso.
               Uma Rede é um grafo não-direcionado (ou um dígrafo) no qual um número real é associado os vértices e/ou ligações. Este número é freqüentemente referido como o peso da ligação. Essa classificação é dada de acordo com a necessidade, ou não, da indicação do fluxo entre os vértices.
Em grafos valorados, a cada arco (ou nó) de G é associado um valor numérico, ou peso.
               GRAFO VALORADO
Um grafo  G(V,A) é dito ser valorado quando existe uma ou mais funções relacionando V e/ou A com um conjunto de números. Para exemplificar (ver o grafo G7), seja G(V,A) onde:
        V = {v | v é uma cidade com aeroporto}
        A = {(v,w,t) | <há linha aérea ligando v a w, sendo t o tempo esperado de voo>} 


16 comentários:

  1. A equipe 07 que também trabalhou o tema Teoria dos Grafos teve bastante segurança ao passar o assunto.A equipe se saiu muito bem.

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  2. Carlos Cesar

    Parabéns para a equipe por seu desempenho durante a exposição do trabalho. Com certeza todos que estávam presente aprenderam sobre esse assunto que é uma realidade em nosso dia-a-dia e nem nos dávamos conta.

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  3. O trabalho da equipe 7 foi de fundamental importância para que eu compreendesse parte do trabalho que eu apresentaria a seguir, especialmente o que foi explicado pela Lindalva. Obrigado pela luz que voce acendeu em minha cabeça.
    Corina

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  4. A apresentação foi ótima. Com certeza o conteúdo explanado foi bastante esclarecedor e nos ajudou a compreender melhor como os grafos fazem parte de nosso dia-a-dia. CHRISTIANE

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  5. A apresentação deste conteúdo foi bastante interessante, uma vez que ficou bem claro oque é um grafo, sua formação e representação.Parabéns a todos da equipe. Leozete.

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  6. ANGÉLICA

    Parabéns para todos os membros da equipe,vocês foram bastante criativas e eficiente ao transmitir o conteúdo sobre a Teoria dos Grafos. Acredito que todos que tiveram o prazer de assistir a aula, jamais esqueceram o que é aresta e vértices.

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  7. Maria Zenilce

    A abordagem do tema foi apresentado com clareza, o grupo explicou muito bem o que é vértice e aresta e interessante foi a relação que fizeram de grafo voltado para o nosso dia a dia. Parabéns!

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  8. Neucilene

    Clareza e objetividade foram as apreciações observadas pelos expectadores sobre a equipe em questão. Parabéns pela transparência.

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  9. A teoria dos grafos me ajudou a compreender melhor a ideia de redes, tanto no que refere à internet quanto ao que se refere rede de telefonia por exemplo. Algumas delas são valoradas e outras não.

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  10. MARILDA.
    PARABÉNS ÀS MULHERES GUERREIRAS DESTA EQUIPE QUE CONSEGUIRAM DEMONSTRAR APRENDIZADO, SOBRE UM TEMA QUE É DE NOSSO CONVÍVIO, APRENDI ALGO A MAIS SOBRE O QUE É GRAFO, VÉRTICE E ARESTA.

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  11. Como o tema da minha equipe também foi sobre grafos, ficou muito facil entender e concordar com as informações que vocês passaram para a Turma muito bem. Parabéns a equipe.

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  12. Amigas>>>> Nosso trabalho foi dezzzzz, parabéns a nós.... grafos para mim agora não é mais problema. Obrigada pela oportunidade Professor Robson!!!!!

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  13. Parabéns, ao grupo que expôs o assunto com bastante clareza e nos facilitou a aprendizagem. Através da introdução sobre teoria dos grafos os demais temas ficaram mais fáceis de compreender. Parabéns.

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  14. paulo rogerio melo e silva

    O trabalho de teoria dos grafos apresentou muito bem seu assunto com clareza e com dinâmica, todos os componentes tiveram uma excelente participação em seu trabalho

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  15. EUSIANE MARIA NUNES SOUZA

    FOI MUITO BOM O TRABALHO DE VOCÊS, QUE COMPLETOU A EXPLICAÇÃO DO NOSSO TRABALHO. PARABENS A EQUIPE.

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