Postagens populares

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Álgebra de Conjuntos

Instituto Federal do Pará
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Curso de Licenciatura Plena em Informática
Disciplina: Matemática e Informática
Prof. Francisco Robson
Equipe: Danilo Guimarães, Ilcilene Silva e Milena Araújo
Álgebra de Conjuntos
Consideremos (informalmente) que uma álgebra de Conjuntos é constituída de operações definidas sobre conjuntos.
Relações e Operações entre conjuntos não são a mesma coisa. Enquanto que as relações são essencialmente formas de comparar conjuntos, as operações são formas de se criar novos conjuntos a partir de conjuntos já existentes.
Uma operação é um processo escolhido a partir do qual, dados dois elementos quaisquer se pode obter um terceiro elemento da mesma natureza.
Usualmente, operações como adição e multiplicação de números inteiros são representados pelos sinais + ou x
Ex: 3+4 = 7 (3, 4, 7: elementos de mesma natureza)
      3x4 = 12 (3, 4, 12: elementos de mesma natureza)
Genericamente indicamos (a θ b) → c, sendo a, b e c de mesma natureza e θ uma operação.
1.  Reunião
•    Indicada pelo símbolo U, e definida por A U B = { x I x ∈ A ou x ∈ B}
•    Corresponde à noção de Disjunção da Lógica Proposicional.
•    O conectivo “ou” simbolizado por V, é usado para indicar que um elemento pertence a AUB quando pertence somente ao conjunto A, ou somente ao conjunto B ou a ambos os conjuntos.
Ex: A= {a, b, c, d }, B = { c, d, e, f } → A U B = { a, b, c, d, e, f }
 
1.1 Propriedades da reunião
•    Idempotente: A U A = A
•    Elemento Neutro: A ∪ ∅ = A
•    Comutativa: A ∪B = B∪A
•    Associativa: (A ∪B)∪C = A ∪(B ∪C)
2. Interseção
•    Dados dois conjuntos quaisquer A e B, a operação de interseção ou intersecção gera o conjunto com todos os elementos que são comuns ao conjunto A e ao conjunto B;
•    Corresponde à noção de Conjunção da Lógica Proposicional. Onde o conectivo  “e”, indicado por ^, é usado para indicar que x ∈ (A ∩ B ), se, e somente se, x pertencer aos dois conjuntos ao mesmo tempo.
•    A∩ B = {x | x ∈ A e x ∈ B}
Ex: A = { 5, 6, 9, 8 } e B = { 0, 1, 2, 3, 4, 5 } → A ∩ B = { 5 }
 
2.1 Propriedades da Interseção
•    Idempotente: A ∩A = A
•    Elemento Neutro: A ∩ U = A
•    Comutativa: A ∩ B = B∩A
•    Associativa: (A ∩B) ∩ C = A ∩ (B ∩C)
3. Diferença
•    Dados dois conjuntos quaisquer A e B, a operação de diferença gera o conjunto com todos os elementos que pertencem ao conjunto A, mas não pertencem ao conjunto B.
•    Definida por A – B = {x | x ∈ A e x ∉ B}
Ex : : A= { 1, 2, 3, 4, 5 } , B = { 3, 4, 5, 6, 7} → A – B = { 1, 2}

4. Complementar
•    Se B é um subconjunto de A, pode-se escrever A – B = CB, A  que se lê Complementar de B em relação a A, ou também, sendo U = conjunto universo representamos por Ā (~A ou A’) o complementar de A em relação a U.
•    Esta operação é definida por Ā = {x ∈ A | x ∉ B}
Ex: A= {1, 2, 3, 4, 5, 6} , B = {3, 4, 5, 6} → A – B = { 1, 2}
 
5. Relações entre Lógica e Teoria dos Conjuntos
 

17 comentários:

  1. Ficou claro que relações e operações entre conjunto são coisas diferentes.
    Bem explicado sobre interseção, união, diferença e complementar.Parabéns ao Danilo que explicou muito bem relações entre lógica e teoria de conjuntos.Leozete

    ResponderExcluir
  2. A equipe apresentou com segurança o conteúdo e seu entendimento, apesar da prolixidade do tema, os componentes fizeram "clarificar" mediante exemplos práticos. Parabéns pelo dinamismo!!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que quando vi na apostila o quadro que o Danilo explicou eu fiquei muito preocupada, pois não tinha a menor idéia de como entendê-lo, mas com a explicação compreendi que não é um bicho de sete cabeças. Muito bem explicada as relações entre lógica e teoria dos conjuntos! O mesmo posso dizer com relaçao ao restante das explicações do grupo.

    ResponderExcluir
  4. Maria Zenilce

    O grupo apresentou com muita clareza os temas abordados, aplicando na prática a parte da reunião e interseção, e a parte teórica da tabela relações entre lógica e teoria dos conjuntos foi tão bem transmitida que facilitou o entendimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. ANGÉLICA

    Parabéns para o grupo, vocês apresentaram com muita clareza sua temática, principalmente quando executada na prática a parte da reunião e interseção, quanto a teórica da tabela e relações entre lógica e teoria dos conjuntos também foram esclarecida com sucesso pelos colegas.

    ResponderExcluir
  6. Com a presentação deste trabalho nos foi dada uma oportunidade de rever um assunto a muito estudado por nós ainda no Ensino Fundamantal, que foi a questão dos conjuntos. Símbolos matemáticos como união e interseção, nos foram novamente apresentados, mas desta vez uma nova informação chegou até nós que foi a relação disto com com os operadores lógicos E e OU.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho foi apresentado com clareza. A dinâmica usada pela equipe levou à interação da turma, tornando a explanação mais interessante.

    ResponderExcluir
  8. Neucilene

    A equipe desenvolver os seguintes temas acima com muita criatividade sabendo transmitir muito bem os conteúdos facilitando o atendimento.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho foi muito bem apresentado, gostei da maneira em que a Ilcilene explicou. O assunto eu ja conhecia, mas da forma que foi repassado foi mais interessante.

    ResponderExcluir
  10. A equipe conseguiu fazer com que relembrassemos o assunto sobre conjuntos,que estudamos desde o ensino fundamental, mostrando que apesar de todos os simbolos que nos fazem parecer dificil, na realidade não é, nos fez perceber que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. A equipe apresentou muito bem o tema, conseguiu envoler a turma em sua apresentação facilitando assim a compreensão do conteúdo

    ResponderExcluir
  12. MARILDA.
    ÁLGEBRA DE CONJUNTO ME FEZ RECORDAR DO TEMPO EM QUE EU ESTUDAVA AINDA NO FUNDAMENTAL, POIS REALIZÁVAMOS AS SOBRE UNIÃO E INTESEÇÃO, AGORA COMO ALUNA DE INFORMÁTICA VI COM OUTROS OLHOS ESSE ASSUNTO POIS O CONSIDERAVA DEMASIADAMENTE CHATO E, ÀS VEZES, ATÉ INÚTIL, SEI QUE ESTAVA ERRADA, SEI QUE E BASTANTE USADO NA TEORIA COMPUTACIONAL, POR ISSO PERCEBI NA APRESENTAÇÃO DO GRUPO QUE ELES SE ESFORÇARAM PARA NOS FAZER PERCEBER ALGO QUE JÁ CONHECIAMOS,MAS NÃO DAVAMOS O DEVIDO VALOR. PARABÉNS AOS MEMBROS DO GRUPO, PRINCIPALMENTE À MILENA QUE USOU UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA EXPOR O TEMA.

    ResponderExcluir
  13. A equipe nos levou a perceber que o que já tinhamos estudado sobre álgebra de conjunto estava nos preocupando, mas MILENA foi brilhante com sua metodologia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns colegas, a Milena fez de sua apresentação um shou de aula, consegui entender um pouco mais sobre álgebra de conjuntos adorei a explicação como um todo.

    ResponderExcluir
  15. paulo rogerio melo e silva

    A equipe apresentou muito bem seu trabalho com clareza e eficiencia relacionando muito bem o assunto de álgebra de conjuntos.

    ResponderExcluir
  16. EUSIANE MARIA NUNES SOUZA

    PARABÉNS A TODA A EQUIPE, EXPLICARAM MUITO BEM O ASSUNTO SOBRE ALGEBRA DE CONJUNTO. ADOREI AS DINÂNICAS.

    ResponderExcluir
  17. A equipe está de parabéns repassou o conteúdo de forma clara facilitando o entendimento dos demais da classe

    ResponderExcluir

Poste aqui seu trabalho