Postagens populares

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Teoria dos grafos


TEORIA DOS GRAFOS
1.GRAFO PARCIAL
2. SUBGRAFO
3.GRAFO COMPLETO
4.GRAFO BIPARTIDO
5. CAMINHO,PERCURSO,CICLO,CIRCUITO E COMPRIMENTO

ANA CLAUDIA  BERNANDES MONTEIRO
EUSIANE MARIA  NUNES DE SOUZA
ZELIETE SOCORRO DOS SANTOS PARINTINS


A teoria dos grafos é um ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto.
Grafo é uma estrutura G(V,A) onde V é um conjunto não vazio de objetos denominados vértices e A é um conjunto de pares não ordenados de V, chamado arestas.
É uma noção simples, abstrata e intuitiva, usada para representar a idéia de alguma espécie de relação entre os “objetos”. Graficamente, aparece representado por uma figura com nós ou vértices, significando o objetos, unidos por um traço denominado aresta configurando a relação imaginada.
Assim, o nó ou vértice é a unidade fundamental da qual os grafos são formados e a aresta serve para conectar os vértices.Sendo que a cada elemento de uma rede é associado um (ou vértice) e a ligação entre os nós se dá por meio de uma aresta. 
 Um Grafo é representado
matematicamente por:G=(V,E) 
Onde V é o conjunto de vértices e E é o 
conjuntos de arestas ou ligações entre os 
vértices. (V= n , E= m )
 
 
1.GRAFO PARCIAL 
Grafo parcial de um grafo G é um subgrafo com o mesmo conjunto de vértices que G. Uma árvore parcial é um grafo parcial que é árvore. Todo grafo tem pelo menos uma árvore parcial.
 
 

   
 
2.SUBGRAFO
 Um subgrafo de um grafo G é um grafo cujo conjunto de vértices é um subconjunto do conjunto de vértices G e o conjunto de arestas é um subconjunto do conjunto de arestas de G, ou seja, cuja relação de adjacência é um subconjunto de G restrita a esse subconjunto. Dizemos que um grafo G contém um outro grafo H se algum subgrafo de G é H ou é isomorfo a H. Dois grafos são isomorfos se um pode se transformar em outro simplesmente renomeando-se os vértices.


3.GRAFO COMPLETO
 
 Um grafo completo é um grafo simples em que todo vértice é adjacente a todos os outros vértices. O grafo completo de n vértices é frequentemente denotado por Kn.

 O grafo Kn tem arestas (correspondendo a todas as possíveis escolhas de pares de vértices).
 
4.GRAFO BIPARTIDO
 Um grafo bipartido ou bigrafo é um grafo cujos vértices podem ser divididos em dois conjuntos disjuntos U e V tais que toda aresta conecta um vértice em U a um vértice em V;ou seja, U e V são conjuntos independentes. Equivalentemente, um grafo bipartido é um grafo que não contém qualquer ciclo de comprimento ímpar.
 
5.CAMINHO, PERCURSO, CICLO, CIRCUITO E COMPRIMENTO 
Caminho é uma sequência de vértices onde em cada um dos vértice existe uma aresta para o vértice seguinte. O termo  percurso serve para denominar genericamente um caminho.
 
O numero de arestas num caminho é o comprimento desse caminho.
 
 
  * Este é o resultado de uma pesquisa socializada na Disciplina de Matematática para a Computação, no Curso de Licenciatura em Informática, no IFPA (Institututo Federal DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/CAMPUS SANTARÉM/PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, sob a orientação do Prof. Francisco Robson Alves.
 

  

21 comentários:

  1. Parabéns, trabalho de vcs ficou bem elaborado esclarecedor em relação aos conceitos basicos de grafos.

    ResponderExcluir
  2. A apresentação do trabalho foi boa. Com certeza a turma ficou conhecendo sobre grafo, pelo menos para mim também foi um aprendizado a mais. Parabéns pelo esforço do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. A apresrentação do trabalho foi excelente, aprabens a equipe. deu para entender a relação entre as funções matemáticas, enriquecedora.

    ResponderExcluir
  4. Vocês estão de parabéns com apresentação deste trabalho,no qual pode ter melhor conhecimento da presença do grafo no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  5. OS ACADÊMICOS:ANA CLAUDIA BERNANDES MONTEIRO; EUSIANE MARIA NUNES DE SOUZA E ZELIETE SOCORRO DOS SANTOS PARINTINS, APRESENTARAM O ASSUNTO:TEORIA DOS GRAFOS - GRAFO PARCIAL;SUBGRAFO;GRAFO COMPLETO; GRAFO BIPARTIDO; ALÉM DO CAMINHO,PERCURSO,CICLO,CIRCUITO E COMPRIMENTO. DERAM MUITO BEM SEU RECADO. CONTEXTUALIZARAM A TEORIA DOS GRAFOS DE FORMA MUITO DINÂMICA, LEVANDO ESSE RAMO DA MATEMÁTICA A SER MAIS COMPREENDIDA PELOS DEMAIS ACADÊMICOS.
    PARABÉNS AO TRIO.
    DE: MARILDA COSTA

    ResponderExcluir
  6. A apresentação do trabalho de vocês foi boa, pois,apesar de ser um tema um pouco complexo já que trabalha apenas com as teorias mesmo assim ficou bem claro o assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. DE: MARILDA COSTA

    PARA OS ACADÊMICOS:ANA CLAUDIA BERNANDES; EUSIANE MARIA NUNES E ZELIETE SOCORRO PARINTINS.
    COLEGAS VOCÊS APRESENTARAM MUITO BEM O ASSUNTO:TEORIA DOS GRAFOS - GRAFO PARCIAL;SUBGRAFO;GRAFO COMPLETO; GRAFO BIPARTIDO; ALÉM DO CAMINHO,PERCURSO,CICLO,CIRCUITO E COMPRIMENTO. DERAM MUITO BEM SEU RECADO. CONTEXTUALIZARAM A TEORIA DOS GRAFOS DE FORMA MUITO DINÂMICA, LEVANDO ESSE RAMO DA MATEMÁTICA A SER MAIS COMPREENDIDA PELOS DEMAIS ACADÊMICOS.
    PARABÉNS AO TRIO.

    ResponderExcluir
  8. O Grupo, muito seguro e ilustrativo, facilitou o aprendizado sobre o tema proposto. Parabéns pela investigação!

    ResponderExcluir
  9. Corina
    Conhecer os grafos foi uma novidade para mim, em especial por descobrir que nosso dia a dia está relacionado à eles. a explicação do grupo foi fundamental para esse entendimento.

    ResponderExcluir
  10. ANGÉLICA

    O grupo apresentou a teoria dos grafos de maneira bastante clara e enriquecedora, no qual facilitou o aprendizado sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  11. ANGÉLICA

    O grupo apresentou a teoria dos grafos de maneira bastante clara e enriquecedora, no qual possibilitou uma grande aprendizagem.

    ResponderExcluir
  12. Maria Zenilce

    A equipe apresentou domínio no tema, foi bem ilustrado e explicado o grafo parcial, subgrafo e grafo completo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Gostei do trabalho da equipe porque me fez aprender algo a mais sobre grafos, por exemplo que a rede de encanação de água que chega até minha casa é um exemplo do uso prático de grafos. Outra coisa interessante que posso afirmar que aprendi foi que: até a apresentação do trabalho por eles, eu achava que vertice era uma curva fechada, por exemplo um ângulo de 90º, mas na verdade a equipe me fez aprender que vértice é a junção de duas arestas por um ponto (vértice) que pode ser percebida, inclusive em uma sequência de linhas (arestas) retas.

    ResponderExcluir
  14. A apresentação do grupo foi clara e objetiva, de fácil assimilação. As informações dadas foram úteis para o nosso melhor entendimento sobre a Teoria dos Grafos.

    ResponderExcluir
  15. Neucilene

    O grupo muito seguro e ilustrativo facilitou o aprendizado sobre o tema proposto. Parabéns pela desenvoltura.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do assunto, pois a equipe conseguiu mostrar que utilizamos os grafos no nosso dia a dia, apesar de ser um pouco complexo, a metodologia da equipe fez com que essa dificuldade se dissipasse. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. A equipe explicou muito bem o trabalho e o entendimento ficou fácil,visto que a nossa equipe também fslou sobre uma parte da teoria de grafos e o que a equipe explicou veio só somar com que já haviamos explicado.A equipe esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  18. A equipe enfatizou bem sobre o nó ou vértice que é a unidade fundamental da qual os grafos são formados, onde clareou um pouco mais sobre a teoria dos grafos. Parabéns colegas.

    ResponderExcluir
  19. A equipe está de parabéns pela excelente explicação sobre: TEORIA DOS GRAFOS
    1.GRAFO PARCIAL
    2. SUBGRAFO
    3.GRAFO COMPLETO
    4.GRAFO BIPARTIDO
    5. CAMINHO,PERCURSO,CICLO,CIRCUITO E COMPRIMENTO, vcs foram bem claras em suas explicações, gostei muito.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns o trabalho foi muito bem explicado trazendo um aprendizado a mais sobre a Teoria dos Grafos.

    ResponderExcluir
  21. A equipe trouxe um conhecimento a mais principalmente para mim com o conteúdo exposto que foi de forma clara valorizando principalmente os conceitos sobre Teoria do Grafos

    ResponderExcluir

Poste aqui seu trabalho